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Como estruturar uma equipe de marketing interno e ter mais resultados na empresa

Montar uma equipe de marketing interno é um grande passo e também um fator decisivo para o sucesso do negócio.

Dessa forma, se você deseja criar campanhas impactantes e atrair o seu público-alvo, é fundamental conhecer os passos para estruturar uma equipe nesse setor.

Embora possuir uma equipe de marketing interno seja algo de longa data, muitos gestores ainda têm dificuldades sobre como desenvolver e coordenar esse time.

Devido a isso, eles acabam perdendo vantagens como: economia de custo, agilidade, maior controle sobre as demandas e transparência nas campanhas da empresa.

Pensando nisso e na necessidade que as organizações enfrentam para conquistar mais clientes e impulsionar a marca, reunimos informações fundamentais para você entender como conduzir uma equipe de marketing interna.

Continue a leitura para saber mais!

  • O que é uma equipe de marketing?
  • Por que ter uma equipe de marketing?
  • Quais são os principais cargos de uma equipe de marketing?
  • Como melhorar os resultados da equipe de marketing?
  • Quais são os passos para montar uma equipe de marketing?
  • Como garantir a eficiência no departamento de marketing?

O que é uma equipe de marketing?

Primeiro, o marketing se refere ao conjunto de estratégias de mercado que se relacionam e tem o objetivo de potencializar o crescimento da organização.

Por meio dele, a empresa consegue ter informações sobre quem é o cliente e qual o perfil que estão procurando. Além disso, pode-se entender quais são as necessidades desse consumidor e escolher as ações certas para conquistá-lo.

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Dessa forma, a equipe de marketing, será responsável por analisar, elaborar e acompanhar o desempenho dessas campanhas estratégicas. Assim, caso seja necessário, pode-se otimizar os investimentos para atingir o resultado esperado.

Por que ter uma equipe de marketing?

Embora algumas pessoas acreditem que apenas empresas grandes precisam de uma equipe de marketing, não é bem assim.

Afinal, todas as organizações, independente do tamanho, desejam atingir bons resultados e conquistar mais clientes.

Logo, a estruturação desse time, mesmo que seja um desafio, só tem a agregar na qualidade dos serviços prestados aos consumidores.

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Além disso, pessoas qualificadas nesse departamento, podem auxiliar a equipe de vendas, criando medidas cada vez mais eficientes para fidelizar novos clientes.

Por isso, ainda que você conte com uma excelente equipe no setor de vendas, apenas os profissionais que atuam com marketing estarão aptos a analisar e identificar onde os consumidores estão.

Assim, pode-se acompanhar as métricas e entender o retorno sobre o investimento que o time proporciona, considerando as redes sociais e demais estratégias que servem para melhorar a marca da sua empresa no mercado.

Confira algumas razões para estruturar uma equipe de marketing em sua organização:

Transformação de dados em ações estratégicas

Os dados auxiliam a entender o consumo e aprofundar o relacionamento da marca com os consumidores.

Além disso, é possível analisar informações que representam o mercado, gestão de orçamento do setor, ROI das campanhas e comportamento dos clientes.

Por isso, é muito importante que a equipe de marketing interno seja composta por pessoas analíticas, que consigam tirar insights desses dados.

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Logo, deve-se entender como essas informações podem ser aplicadas em diferentes estratégias e sejam mensuráveis, para que assim, se compreenda o impacto desses números nas campanhas.

Monitoração da percepção online sobre a marca

A internet é um espaço que permite que os usuários estejam o tempo todo escrevendo sobre o que chega até eles. Muitas vezes, essas opiniões refletem experiências com as marcas e as campanhas que os atingem.

Embora alguns gestores possam não dar atenção a esse fator, o ambiente digital e a opinião dos consumidores sobre os produtos e serviços consegue influenciar diversas pessoas, inclusive as que são potenciais clientes da marca.

Sendo assim, a equipe de marketing interno consegue monitorar o que é falado e retirar informações essenciais para que esse engajamento seja positivo e contribua para o desenvolvimento da organização.

Além disso, esse monitoramento também ajuda a mensurar o resultado das campanhas, assim como feedbacks, ajustes na estratégia e a busca pela produção de conteúdo cada vez mais relevante para a audiência.

Criação de conteúdos com estratégias de Inbound marketing

Por outro lado, já que comentamos sobre a criação de conteúdos relevantes, não poderíamos deixar de falar sobre o inbound marketing.

Essa estratégia se refere a criação de blog posts, materiais ricos, infográficos e vídeos que permitam aprofundar o relacionamento com os consumidores e levá-los adiante na jornada do consumidor.

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Além disso, faz com que a empresa esteja em destaque nos maiores buscadores, como o Google, por meio do uso de palavras-chave e ações que contribuam para a relevância dos materiais produzidos.

Logo, os profissionais da equipe de marketing interno podem utilizar estratégias e parâmetros de SEO, otimizando esses conteúdos para a web.

Por fim, esse trabalho é muito importante para que você receba tráfego qualificado e prepare seu público para conhecer a marca, até que esteja pronto para uma conversão.

Relacionamento mais profundo com os consumidores

Toda marca precisa conservar um bom relacionamento com o seu público. Logo, as organizações sólidas são aquelas que estão disponíveis, não apenas para vender, mas para oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Assim, o marketing também é responsável por captar dados que permitem a criação de um banco de registro, muitas vezes em softwares de CRM.

Por meio dessa ação, consegue-se criar um histórico de consumidores, momentos de contato e suas preferências.

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Dessa forma, a sua empresa consegue promover atendimentos cada vez mais personalizados e individuais, contribuindo para a criação de um relacionamento profundo e verdadeiro com os consumidores.

Ações de Branding

Além disso, o seu time de marketing também será responsável pelo Branding da marca, garantindo que ela se torne relevante para o seu público-alvo.

Mas, para que a equipe consiga desenvolver ações de Branding de alta capacidade, é preciso entender sobre o que seus clientes estão falando e colocar esforços extensos e contínuos nessa estratégia.

Assim, uma equipe estruturada e adaptada aos valores e tons da marca, está apta para desenvolver medidas que representem os propósitos da organização e o engajamento de novos consumidores.

Quais são os principais cargos de uma equipe de marketing?

Primeiro, existem algumas funções que não podem faltar em uma boa equipe de marketing interno. Assim, é preciso que cada um desses profissionais conte com habilidades e competências técnicas ideais para cada função

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Vamos conferir quais são os cargos indispensáveis para uma equipe de marketing:

  • Redator: refere-se ao profissional que produzirá textos otimizados com técnicas de SEO e copywriting nos blog posts, campanhas, roteiros e demais demandas da empresa.
  • Designer: precisa ter amplo conhecimento sobre softwares de edição, desenho e tratamento de imagens, pois seu trabalho depende da elaboração de peças que representem a marca.
  • Analista de dados: esse profissional precisa ser analítico e capaz de transformar números em informações sólidas que possam ser utilizadas para potencializar as estratégias.
  • Analista de conteúdo: por outro lado, esse profissional vai trabalhar junto aos redatores para garantir que o inbound marketing está sendo aplicado de forma eficiente.
  • Analista de redes sociais: é responsável pela criação de um calendário editorial com conteúdo para diversos canais da empresa, buscando aumentar o engajamento e reconhecimento da marca.

Como melhorar os resultados da equipe de marketing?

Além de estruturar uma equipe com profissionais qualificados e experientes, para potencializar os resultados das campanhas de marketing, é preciso planejamento e boas práticas operacionais e gerenciais.

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Vamos conferir alguns pontos essenciais para melhorar os resultados do departamento:

  • Faça a estruturação das equipes com profissionais especializados
  • Defina planejamentos estratégicos
  • Mensure e monitore os resultados das campanhas
  • Incentive a atuação conjunta das equipes de marketing e vendas

Quais são os passos para montar uma equipe de marketing?

Para que você consiga estruturar uma equipe de marketing interno eficiente, deve-se contar com o auxílio de profissionais do RH, que possam escolher pessoas qualificadas e competentes.

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Embora encontrar os colaboradores ideais para sua empresa possa parecer uma tarefa complicada, é extremamente recompensadora. Por isso, há uma série de considerações que a equipe do RH precisa seguir para escolher esses profissionais.

Logo, os três principais aspectos para montar a sua equipe de marketing interno, são:

  • Tamanho da empresa: essencial para dimensionar a quantidade de profissionais que devem ser contratados e definir se serão mais generalistas ou especialistas.
  • Desafios: é preciso entender quais são os problemas que a equipe de marketing precisará resolver e quais são as metas e objetivos que devem ser atingidos para um desenvolvimento mais assertivo.
  • Terceirização: é importante decidir se vale mesmo a pena ter uma equipe completa na organização ou se é mais vantajoso terceirizar esses serviços de marketing.

Por que contar com uma agência de marketing digital?

Por fim, ter uma equipe de marketing interno é fundamental. No entanto, nem todas as empresas possuem capacidade financeira ou de espaço para ter um time completo.

Por outro lado, existem outras dificuldades na implementação de uma equipe interna de marketing, como a falta de viabilidade para processos essenciais desse setor: layout, tráfego, mídias sociais e pagas, SEO, BI e outras funções.

Logo, é nesse momento que entra o trabalho de uma agência de marketing terceirizada. Afinal, a sua organização terá tudo o que precisa para alcançar as metas e objetivos definidos.

Ler também: 5 vantagens de terceirizar o marketing de sua empresa

Além disso, contar com profissionais preparados e que possuem a expertise necessária é fundamental para aumentar a performance da empresa como um todo.

Porém, mesmo contratando uma agência, ainda é necessário ter algumas atividades em seu time interno, pois pode ser que a empresa terceirizada não consiga suprir totalmente as demandas da sua organização.

Então, embora o acompanhamento de uma equipe externa possa ajudar, não se esqueça: quem mais conhece a empresa, é quem vive a sua realidade no dia a dia.

Quer saber como alcançar melhores resultados e contar com uma equipe de marketing especializada e bem estruturada?

Agende uma conversa com a VBPO!

 

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