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KPIs e OKRs: como aplicar os indicadores de sucesso no seu negócio

Já sentiu dificuldade em entender se as estratégias da sua empresa estão funcionando ou não? Aplicar os indicadores de sucesso, como KPIs e OKRs, vão te ajudar a mensurar e desenvolver ações que geram resultados ao seu negócio.

Por exemplo, imagine que você recebe visitas diárias em seu site, blogs e redes sociais.

Dessa forma, para definir estratégias assertivas, é essencial que a sua empresa conte com indicadores para avaliar e entender onde a maior parte do seu público se encontra.

Afinal, investir em locais que não geram resultados ou conversões fará com que você tenha custos desnecessários, que poderiam ser aplicados em pontos estratégicos.

Logo, os indicadores servem para que a sua empresa mensure os resultados das campanhas e saiba onde é o melhor local para realizar ações e obter melhor performance.

De acordo com a Pesquisa Global Interconnection Index (GXI), até 2025, cerca de 75% dos líderes de negócios impulsionarão plataformas digitais para adaptar sua empresa a novos mercados.

Além disso, até o fim de 2022, 65% do PIB global será digitalizado. Dessa forma, para que as empresas tenham sucesso em um meio tão competitivo, é necessário estabelecer planos e estratégias, de acordo com o objetivo do negócio.

Logo, as ações de marketing digital não devem ser isoladas, você precisa entender onde a sua empresa quer chegar, traçar um plano, identificar as soluções e ferramentas ideais, além de acompanhar métricas e indicadores.

Então, quer entender como aplicar KPIs e OKRs em seu negócio e garantir seu espaço em um futuro digitalizado?

Continue a leitura!

  • O que são KPIs e OKRs?
  • Quais são as diferenças entre KPIs e OKRs?
  • Como definir KPIs e OKRs?
  • Quais são os erros comuns ao definir KPIs e OKRs?
  • Como utilizar OKRs e KPIs no seu negócio?

O que são KPIs e OKRs?

KPIs

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho — Key Performance Indicator — e permitem que os gestores avaliem o desenvolvimento do negócio, assim como a eficiência dos processos internos, contribuição dos colaboradores e qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Além disso, eles também podem ser chamados de KSIs ou indicadores-chaves de sucesso, funcionando como metas para a empresa.

Por exemplo, o número de formulários preenchidos em uma landing page é considerado um KPI, dependendo da empresa.

Afinal, por meio desse indicador, é possível analisar qual foi o melhor período para a empresa, considerando as variações anuais.

Dessa forma, é muito comum que as organizações tenham inúmeros KPIs, pois eles podem medir o que tem sido feito na empresa e promover uma visão clara do desempenho apresentado.

Conheça alguns exemplos de KPI’s muito utilizados no marketing:

  • Ticket médio
  • Lead time
  • Aquisição de leads
  • Taxa de conversão
  • Origem de tráfego

OKRs

Por outro lado, a metodologia OKR — Objectives and Key Results, busca simplificar o processo de colocar os objetivos da empresa em prática. 

Mas, o que isso quer dizer?

Primeiro, você deve definir a direção que seu negócio quer seguir, formulando com clareza e cuidado.

Assim, é possível compreender quais são os propósitos que não podem faltar na cultura da organização para gerar bons resultados.

Porém, no OKR também temos os resultados-chave, que servem como parâmetros para entender o quão perto a empresa está de atingir os objetivos definidos.

Logo, é importante definir metas claras, diretas e flexíveis para que sejam atingidas e disseminadas com facilidade entre os colaboradores.

Diferente de outras metodologias tradicionais, o OKR necessita de transparência e, dessa forma, as reuniões devem ser realizadas com uma frequência maior, aproximando os funcionários dos números reais da empresa.

Ler também: Contorne objeções em vendas | VBPO

Assim, você consegue decidir com base em dados rápidos, mesmo que o processo já esteja em andamento e garante que todos estejam envolvidos nos resultados gerados.

Quais são as diferenças entre KPIs e OKRs?

Embora seja comum confundir os dois conceitos, existem algumas particularidades importantes entre os KPIs e os OKRs que precisam ser consideradas.

Primeiro, cada um desses indicadores apresenta aplicações diferentes. Logo, enquanto os KPIs são utilizados para analisar o desempenho de um processo em andamento, os OKRs levam a empresa até um ponto específico.

Além disso, a quantidade utilizada dessas duas metodologias também se difere. Os resultados-chave devem ser limitados até 5, no máximo, enquanto os KPIs são ilimitados.

Ler também: Na sua empresa, as equipes de marketing e vendas trabalham juntas ou em times opostos?

Porém, é importante ressaltarmos, que embora os indicadores-chave de desempenho possam não ter limites, eles devem ser úteis e qualificados.

Como definir KPIs e OKRs?

Primeiro, o processo de definição e acompanhamento de KPIs inicia-se por meio de cinco passos:

  • Identificação: escolha dos KPIs para acompanhar a organização, uma equipe, um projeto ou individual.
  • Criação: uso de painéis que possam ser compartilhados e que sejam facilmente compreendidos.
  • Avaliação: momento de entender se as metas estão sendo alcançadas.
  • Alteração: caso necessário, pode-se adaptar as estratégias para atingir os objetivos definidos.
  • Consideração: refletir sobre o uso dos KPIs, se eles ainda acompanham o plano geral da empresa e se é preciso alterá-los.

Além disso, uma das vantagens de utilizar KPIs é que eles podem ser acompanhados individualmente por colaboradores diferentes, em áreas de atuação específicas. 

Então, esse processo é repetido em intervalos para entender quais foram os resultados e garantir que os indicadores-chave estejam alinhados com os propósitos da empresa.

Por outro lado, para definirmos um OKR, precisamos de duas partes essenciais: um objetivo e um resultado-chave.

Dessa forma, cada um dos times ou colaboradores pode definir os seus próprios resultados-chave, sempre visando os objetivos da empresa, mas por caminhos diferentes.

Ler também: Quais as diferenças entre Marketing B2B e B2C e como vender mais com cada estratégia?

É importante que os OKRs sejam quantificáveis, para que cada profissional possa atualizar semanalmente o progresso e realizar ajustes no processo, caso necessário.

Quais são os erros comuns ao definir KPIs e OKRs?

Embora na teoria a definição dos indicadores possa parecer simples, é fácil colocar um grande esforço nessa tarefa e, ainda sim, fazer isso de forma errada.

Por isso, reunimos os principais erros cometidos para que você se previna no momento de definir os da sua empresa.

Erros comuns no OKR

  • Ignorar times na definição dos objetivos e resultados: afinal, se a sua equipe não entende e não participa dos processos, eles não se sentem comprometidos ou engajados. Então, sempre escute os times e negocie os OKRs antes de escolhê-los.
  • Definição de KRs sem importância: a definição dos resultados-chave tem impacto direto no sucesso das operações.
  • Atuar com pouca ambição: para que os OKRs sejam atingidos é preciso que a equipe esteja empolgada para perseguir a meta, então, não esqueça de inspirar os seus colaboradores.
  • Definir OKRs inalcançáveis: é importante definir metas que sejam possíveis no tempo determinado ou o time pode se sentir desmotivado.

Erros comuns no KPI

  • Escolher poucos KPIs: optar por apenas um indicador não será o suficiente para entender se as estratégias estão atingindo as metas propostas. Por isso, é fundamental compreender o propósito e objetivo da empresa no momento de escolher os KPIs.
  • Definir métricas de vaidade: existem alguns indicadores que não importam ou são pouco utilizados para atingir a proposta definida pela organização. Focar neles não agregará nos resultados e pode atrapalhar.
  • Concentrar-se nas atividades, ao invés dos resultados: não se esqueça que para sua empresa ter sucesso, é preciso focar na experiência do usuário e não em quantas reuniões ou revisões foram feitas.

Ler também: Automação de marketing: tudo o que você precisa saber

Como utilizar KPIs e OKRs no seu negócio?

Por fim, ter medidas confiáveis e precisas sobre as ações que estão sendo aplicadas na organização, pode facilitar a avaliação dos resultados e compreender o que deve ser feito para melhorar.

Assim, ambos os indicadores são importantes para suas estratégias, mas, é importante ressaltar que eles precisam ser definidos corretamente e direcionados ao que a empresa deseja.

Para definir o OKR, você deve identificar o resultado esperado e analisar qual é o próximo passo para atingi-lo

Por outro lado, o KPI precisa ser dividido em: informações coletadas, dados que monitoram os indicadores e explicações sobre esses dados. Dessa forma, é possível ter mais clareza em áreas específicas.

Então, vamos entender como utilizar os KPIs e OKRs no seu negócio para conquistar mais resultados.

Ler também: Conheça a metodologia do SPIN Selling e faça sua empresa vender mais

Defina os objetivos empresariais

Primeiro, após realizar um diagnóstico sobre a situação atual da sua organização, assim como o que deve ser melhorado, é importante entender onde a empresa deseja chegar.

Ler também: 5 vantagens de terceirizar o marketing de sua empresa

A melhor metodologia para definir os indicadores-chave é a metodologia SMART, que permite obter alvos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido.

Estabeleça metas com prazos curtos

Além disso, é importante que os OKRs sejam definidos com prazos de, no máximo, três meses.

Dessa forma, você pode realizar testes e identificar se as ações aplicadas estão gerando resultados e, se não estiverem, ajustar, com o menor prejuízo possível.

Porém, é importante considerar o tempo de resposta para entender se a tática realmente funciona. 

Ler também: O que é BPO e como essa tendência vai otimizar sua empresa

Defina quais serão os indicadores-chave

Então, é importante que você defina os OKRs e identifique quais são as informações que podem interferir nos resultados das campanhas. 

Assim, ao acompanhar os indicadores e observar os números, você poderá entender se as metas estão sendo atingidas, quais estratégias estão funcionando e o que pode ser melhorado.

Logo, é essencial que você defina os KPIs para saber qual dado é relevante no meio de tantas informações.

Confira alguns exemplos de indicadores de desempenho que você pode aplicar durante suas estratégias:

  • Eficiência
  • Eficácia
  • Efetividade
  • Produtividade
  • Capacidade
  • Competitividade
  • Rentabilidade
  • Valor

Por fim, os KPIs e OKRs funcionam muito bem juntos e, dessa forma, você pode monitorar o desempenho, identificar problemas, áreas de oportunidades, melhorar processos e impulsionar a inovação.

Implementar novas ações pode parecer complicado, mas quando você conta com uma equipe de especialistas, esse processo se torna mais simples, ágil e assertivo.

Então, se você quer aumentar o faturamento e ter metas alinhadas ao  propósito da sua empresa, conte com a consultoria de inteligência corporativa da VBPO.

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