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Automação de marketing: tudo o que você precisa saber

Todas as empresas têm em comum um mesmo objetivo: aumentar a receita, crescer mais e com menos custos. Mas isso nem sempre é fácil, porque alinhar pessoas, processos e ações pode ser desafiador. 

A automação de marketing vem justamente para resolver isso. A tecnologia é a melhor aliada para automatizar, simplificar e avaliar as ações de marketing da sua empresa, com foco em aumentar a eficiência operacional e o faturamento mais rapidamente.

Práticas modernas de marketing, desde geração de leads, segmentação, nutrição e pontuação de leads, gerenciamento de relacionamento com o cliente, até análise de ROI e outros dados, tudo isso é possível com automação de marketing. 

Na competitividade do cenário atual, não basta jogar a isca e esperar que as pessoas mordam. O perfil de cliente atual, imerso na tecnologia e com fácil acesso à informação, quer aprender sobre o produto que o interessa em seu próprio ritmo, até estar pronto para efetivar a compra. 

Com a automação de marketing, você pode construir uma estratégia para tornar isso realidade.

Mesmo que inicialmente essa ferramenta fosse destinada para grandes negócios, nos últimos anos, a automação de marketing tornou-se mais acessível e escalável ​​para pequenas e médias empresas também. 

Portanto, se você tem interesse em conhecer e conquistar todos esses benefícios e vários outros, este texto é para você. Durante a leitura, você vai descobrir tudo que precisa saber para começar a faturar mais com ferramentas de automação de marketing em sua empresa.

Boa leitura!

Você vai encontrar aqui: 

  • Divisor de águas para pequenas e grandes empresas: entenda o que é automação de marketing
  • Como funciona a automação de marketing?
  • Entenda de uma vez por todas o papel da automação de marketing em sua empresa
  • Construir relacionamentos
  • Ajudar você a acompanhar vendas em potencial
  • Automatizar tarefas de marketing
  • Simplificar o relacionamento com o cliente
  • Principais problemas que a automação de marketing pode resolver
  • Planejando, implementando e otimizando ferramentas de automação de marketing em sua empresa

Divisor de águas para pequenas e grandes empresas: entenda o que é automação de marketing

Se você já investe algum dinheiro ou tempo com marketing digital, certamente já encontrou dificuldade para chamar atenção de um público, gerar leads e depois gerenciá-los, não é mesmo?

De maneira bem objetiva, a automação de marketing é o uso de software para automatizar tarefas como essas, que levariam muito tempo e esforço diário da sua equipe. 

A ferramenta de automação de marketing certa para sua empresa – independente do tamanho dela – a ajuda a se organizar, aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente e economizar muito tempo. Você consegue garantir uma comunicação com o consumidor com base no comportamento dele com a sua marca. 

Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que a automação de marketing não é somente a automatização de tarefas repetitivas. Na verdade, é uma estratégia muito eficiente, porque quando o fluxo de automação de marketing vai bem, o relacionamento com o cliente vai melhor ainda. 

Por isso chamamos a automação de marketing de divisor de águas: você consegue ter uma gestão de leads como nunca antes. 

Leia mais: O que é BPO e como essa tendência vai otimizar sua empresa

Continue a leitura para entender melhor o funcionamento das ferramentas de automação de marketing:

Como funciona a automação de marketing?

Todos nós temos uma lista de tarefas repetitivas no dia a dia: análises, relatórios, elaboração e disparo de e-mails, entre outras. Mesmo que essas tarefas não sejam difíceis, nos distraem de atividades mais importantes. 

Com a automação de marketing, você configura processos que antes eram manuais e suas campanhas continuam rodando enquanto você foca sua atenção em projetos maiores.

Basicamente, a ferramenta vai enviar conteúdo específico para seus leads com base no comportamento dele. Veja como funciona na prática: 

  1. Você decide oferecer um webinar gratuito em sua empresa para nutrir seus leads com conteúdo educativo. Para divulgá-lo, você dispara e-mails convidando sua base de leads para inscrever-se no evento. 
  2. Ao aceitar o convite, seu lead é direcionado a um formulário de preenchimento de dados. Após preencher, ele é direcionado para uma nova lista de recebimento de e-mails, porque foi segmentado, demonstrou interesse pelos seus conteúdos. 
  3. Toda essa lista passa a receber automaticamente e-mails de nutrição. O primeiro deles é o e-mail de agradecimento pela participação no webinar. Alguns dias ou semanas depois, ele já começa a receber outros conteúdos baseados nos seus interesses – assuntos relacionados com o webinar, atualizações, novos produtos, entre outros.
  4. Conforme os leads continuam mostrando interesse por esses conteúdos – abrindo os e-mails, clicando nas chamadas para ação etc., mais qualificados eles se tornam. À medida em que eles ficam aquecidos, sua equipe de vendas já pode tomar frente e iniciar o processo de vendas. 

Leia mais: Conheça a metodologia do SPIN Selling e faça sua empresa vender mais

Entenda de uma vez por todas o papel da automação de marketing em sua empresa

A automação de marketing não se limita a empresas com uma lista interminável de clientes. Pelo contrário, essa tecnologia pode impactar negócios de todos os tamanhos. Veja no que a automação de marketing pode te ajudar: 

Construir relacionamentos

Não é comum que um novo cliente compre de uma empresa logo na primeira vez que tem contato com ela no digital. Com a automação de marketing, você consegue oferecer e-mails personalizados que ajudam a construir esse relacionamento e conduzir o cliente para a compra por meio do funil de vendas.

Ajudar você a acompanhar vendas em potencial

Sua equipe de vendas precisa ter uma visão 360º da jornada de compra do cliente. Quantos estão abrindo os e-mails? Quantos abandonaram o carrinho cheio de produtos no seu site? Essas e outras perguntas podem ser respondidas com a automação de marketing. 

Além disso, quanto mais você souber sobre o seu cliente, melhor. Com esse acompanhamento, você consegue coletar dados importantes, como por exemplo quanto tempo um cliente leva para fazer uma compra, quais informações ele precisa e qual estratégia tem apresentado maior taxa de conversão.

Automatizar tarefas de marketing

Depois de produzir um fluxo de e-mails para divulgar uma campanha, por exemplo, basta inseri-lo na ferramenta de automação de marketing e a plataforma faz todo o restante do processo praticamente de maneira autônoma. Isso otimiza o tempo e a produtividade de sua equipe. 

Simplificar o relacionamento com o cliente

Uma coisa em comum entre a grande maioria de usuários da internet hoje é que eles buscam praticidade e agilidade. 

Com a automação de marketing, você pode oferecer isso. Uma opção é utilizar a comunicação por chatbot. Ter uma ferramenta interativa, que responde seu lead rapidamente, pode agregar grande valor ao seu negócio e aumentar as taxas de conversão, uma vez que o cliente potencial vai ter respostas rápidas. 

Principais problemas que a automação de marketing pode resolver

Hoje, muitos gestores de empresas estão sobrecarregados, lidando com problemas comuns de gerenciamento da empresa. Praticamente não sobra tempo para gerar leads e investir no engajamento de potenciais clientes. 

A automação de marketing pode ajudar você e sua equipe simplificando grande parte dessas tarefas. 

Além disso, na competitividade do cenário digital atual, a busca dos profissionais de marketing das empresas é por fazer mais com menos. Gerar mais leads, aumentar a receita e fechar negócios rapidamente. A automação de marketing libera a agenda lotada dos profissionais, para que eles possam focar em estratégias de vendas e deixarem que o software faça o serviço de gestão de leads.

Outra grande dificuldade das empresas é otimizar o Retorno sobre Investimento (ROI). Quando a empresa opta por marketing tradicional – como um outdoor, propaganda em rede nacional, etc., ela pode estimar um resultado, mas nunca garanti-lo. É difícil ter controle do ROI.

Com a automação de marketing digital, você pode rastrear, gerenciar e pontuar leads que chegam no funil de vendas, com uma visão mais ampla de quanto cada um custou para sua empresa. O ROI da automação de marketing é claro. 

Além do mais, no dia a dia das equipes de marketing, sabemos que não basta só se concentrar na geração de leads sem avaliar se eles realmente são adequados para empresa e podem converter em vendas. 

Com a automação de marketing, você pode personalizar a jornada de cada cliente individualmente, desde o primeiro contato até o pós-venda. Ou seja, você nunca fica sem informações, gerando leads sem saber se as estratégias estão dando resultado. 

Por fim, qualquer ineficiência que você esteja enfrentando nas estratégias de marketing, a automação pode te ajudar com a automatização de trabalhos manuais. Sua equipe livre para se concentrar em vender mais, inovar campanhas e aumentar o faturamento – é disso que você precisa.

Planejando, implementando e otimizando ferramentas de automação de marketing em sua empresa

Separamos aqui algumas regras gerais dos principais recursos a serem procurados no momento de implementar e ferramentas de automação de marketing em sua empresa: 

  • Escolha uma ferramenta que permite automatizar e personalizar comunicações. Você precisa de uma interface simples, que se adapte às suas promoções específicas e necessidades de negócios. 
  • Certifique-se de que a ferramenta carregue, armazene e gerencie todas as informações da sua gestão de leads, como os dados dos contatos e histórico de relacionamento.
  • Prefira uma ferramenta que ajude-o a visualizar o tráfego, as conversões e muito mais, para poder medir as taxas de abertura e outras interações com o cliente. Assim, você pode ter uma visão 360º do que está ou não dando certo em suas estratégias de marketing.

Como você viu, contar com ferramentas tecnológicas de automação de marketing é essencial para o sucesso de uma empresa. No entanto, sabemos que aderir às novas tecnologias pode ser desafiador, porque é preciso entender a fundo sobre marketing digital e as melhores técnicas para vender mais. 

Por isso, nossa recomendação é sempre terceirizar o marketing digital da sua empresa e contar com quem entende muito sobre automação de marketing e todas as demais estratégias para aumentar o seu faturamento.

Quer saber mais sobre isso? Acesse o material que fizemos para você: 

5 vantagens de terceirizar o marketing de sua empresa

 

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