Você já ouviu falar da tendência de Business Process Outsourcing (BPO)? Sabe como ela pode transformar a realidade da sua empresa, reduzindo custos, otimizando a produtividade e aumentando as vendas?
Essa estratégia de negócios é uma excelente forma de reduzir as demandas e preocupações da sua empresa. Tudo para permitir que você e toda sua equipe possam se preocupar exclusivamente com seu core business: a atividade-foco que realmente fará você se destacar dos concorrentes nesse mercado cada vez mais competitivo.
Afinal, nós sabemos que gerenciar uma empresa é exaustivo. Há muitos pequenos detalhes que um gestor precisa cuidar, desde a contabilidade até o marketing. No meio disso tudo, falta tempo para realmente otimizar sua atividade-foco e aumentar os resultados.
Por isso, este texto vai te ajudar a parar de perder tempo e dinheiro gerindo todas as pequenas tarefas necessárias para o funcionamento da sua empresa. Foque no que realmente importa e deixe que uma empresa de BPO cuide do resto.
Parece bom demais para ser verdade? Então continue sua leitura e conheça o potencial do BPO para te ajudar a investir no crescimento de sua empresa para vender mais!
- Terceirização de Processos de Negócios: conheça o BPO
- Conte com BPO e foque no mais importa para sua empresa crescer
- BPO garante a redução de custos na gestão de sua empresa
- Como escolher a melhor empresa de BPO para seu negócio?
Terceirização de Processos de Negócios: conheça o BPO
Para começar a aproveitar o BPO e descobrir como ele pode transformar o seu negócio, é preciso entender o que essa sigla representa no mundo dos negócios.
BPO é uma sigla em inglês, que significa Business Process Outsourcing. Trazendo para o português, podemos traduzir como “Terceirização de Processos de Negócios”.
Na prática, o BPO permite que você contrate uma empresa terceirizada para lidar com elementos de sua empresa que não fazem parte de sua atividade-foco. E isso inclui tanto atividades de back office (processos e estrutura interna da empresa) quanto de front office (que lidam diretamente com o cliente).
Ou seja, você pode ter uma empresa especializada em marketing digital, por exemplo, para cuidar integralmente de todas as suas ações de marketing. Dessa forma, o gestor não precisa se preocupar com esse setor e pode focar sua atenção em outras áreas.
Você também pode ter empresas especializadas cuidando do seu T.I., do seu comercial ou mesmo do seu jurídico. Tudo isso aliviando as demandas do gestor e reduzindo custos e desgastes, afinal, você não precisa mais contratar equipes de vários profissionais para realizar essas partes do trabalho.
O BPO cresceu tanto nos últimos anos que hoje muitas empresas terceirizam todos os setores que não sejam sua atividade central, contando com prestadores de serviço de Business Process Outsourcing.
E não é para menos: o mercado de BPO alcançou um valor de US$ 237 bilhões em 2020, segundo dados da Grand View Research.
É um mercado em franco crescimento que pode transformar sua empresa! Saiba ainda mais sobre as possibilidades da Terceirização de Processos de Negócios para otimizar seu trabalho:
BPO não é assessoria, consultoria ou controladoria
Muita gente ainda confunde o BPO com outras estratégias que envolvem profissionais de fora nos seus resultados internos. Mas é preciso saber diferenciar:
- Assessoria é quando sua empresa contrata um assessor: uma pessoa especializada, que oferece um trabalho técnico focado em um serviço ou projeto. É função dele encontrar problemas, indicar soluções e orientar sua equipe.
- Consultoria é um pouco parecida com assessoria, mas tem suas especificidades. Em resumo, o consultor é um profissional que vai até sua empresa, analisa seus pontos fortes e fracos, e sugere ao gestor possíveis soluções e caminhos a seguir.
- Controladoria geralmente é uma equipe contratada para ajudar na gestão de processos, garantindo que eles sigam padrões de qualidade previamente definidos.
- BPO é a terceirização de um setor. Sua empresa estabelece objetivos e um padrão de qualidade e conta com o trabalho de uma prestadora de serviços especializada que vai garantir seus resultados, sem que você precise contratar uma equipe interna para isso.
Conte com as vantagens do BPO e foque no mais importa para sua empresa crescer
Para você entender melhor como o BPO pode transformar sua empresa, preparamos um exemplo.
Considere que você seja o gestor de uma empresa de software que comercializa em um esquema B2B (que vende seu software para outras empresas). O seu foco precisa ser em desenvolver um excelente sistema que atenda às necessidades de seus clientes e se destaque no mercado, certo?
No entanto, a maioria dos gestores acabam tendo que lidar com o financeiro, com a contabilidade, com os Recursos Humanos, com o jurídico e até com o marketing, que é uma parte essencial para a empresa conquistar o mercado e vender mais.
Todos esses setores são fundamentais, é claro. Mas é complicado ter de lidar com tudo isso, não é? Não seria melhor se você precisasse trabalhar apenas com a atividade que é realmente o foco da sua empresa?
Quando o gestor precisa cuidar de todos os processos do negócio, o profissional acaba se sentindo como uma pequena quantidade de manteiga espalhada em um grande pedaço de pão.
Ou seja: o gestor não tem manteiga (tempo e disponibilidade) suficiente para garantir o sabor (os bons resultados) na fatia inteira (em todos os setores da empresa).
Dessa forma, nenhum dos setores se destaca com o máximo de eficiência e alguns acabam esquecidos. Sem falar que o gestor se sente frustrado, por não conseguir dedicar-se ao verdadeiro foco da empresa.
É aí que entra o BPO. Com o Business Process Outsourcing, você pode terceirizar setores inteiros da sua empresa e designá-los para prestadores de serviço especializados, que vão oferecer os melhores resultados.
- Lembre-se: empresas prestadoras de serviço tendem a ser especializadas em suas áreas, pois trabalham exclusivamente com elas. Assim, os resultados tendem a ser excelentes.
Dentro da nossa analogia, você continua com a mesma quantidade de manteiga (atenção e disponibilidade do gestor), mas reduz o tamanho da fatia de pão (áreas que requerem atenção dele na empresa).
Assim, é possível garantir que o pão inteiro fique delicioso e que a empresa entregue os melhores resultados, se destacando no mercado com um trabalho eficiente, inteligente e realmente dedicado.
BPO garante a redução de custos na gestão de sua empresa
A eficiência já é um excelente motivo para contar com uma prestadora de serviços especializada para os processos da sua empresa, mas se você quer conhecer mais uma grande vantagem do BPO, vamos te apresentar a economia que ele oferece.
Pensando de novo no exemplo do gestor de uma empresa de software B2B. Ele pode ter o melhor sistema do mundo, mas para se destacar no mercado, ele precisa contar com um bom marketing que mostre esses resultados, não é?
Então, para isso, ele vai e contrata uma equipe inteira para fazer o marketing internamente. No mínimo, ele vai precisar de redatores, designers, analistas de redes sociais, analistas de marketing digital e um coordenador para gerenciar isso tudo e responder ao gestor.
É uma equipe inteira de profissionais que vão gerar custos com salários, encargos e obrigações trabalhistas. Sem falar nos gastos de espaço físico, equipamentos, energia e outros, se o trabalho for presencial. E isso vale para todos os setores, desde o comercial até o jurídico.
Por outro lado, se você terceirizar com uma prestadora de serviços em um formato de BPO, você pode ter os mesmos resultados gastando muito menos!
Mas, para ter esses resultados com economia, é essencial escolher a empresa certa. Confira:
Como escolher a melhor empresa de BPO para seu negócio?
BPO parece uma solução incrível para sua empresa, não é? Afinal, você terá resultados melhores, muito mais produtividade e capacidade de se dedicar de verdade à sua atividade-foco; e tudo isso com redução de custos!
No entanto, para chegar lá, é essencial escolher uma prestadora de serviços em BPO que realmente seja capaz de alavancar seu negócio, oferecer mais produtividade, reduzir custos e te ajudar a vender mais.
Há diferentes elementos que precisam ser levados em conta nesse momento, e cada setor demanda diferentes capacidades. Uma prestadora de serviços jurídicos, por exemplo, precisa estar preparada para trabalhar a burocracia e legislação com muito preparo e organização.
Já uma prestadora de serviços comerciais deve ser capaz de oferecer um excelente contato com seus clientes, com alto potencial de venda.
No entanto, existem algumas qualidades que todas as prestadoras devem ter. Algumas das principais são:
- Know-how: o conhecimento sobre seu próprio campo é essencial para qualquer prestadora de serviços em BPO. Elas devem saber tudo sobre o que estão oferecendo para realmente entregarem os resultados desejados. Avalie o know-how da empresa por meio de comentários de clientes passados e também pela forma como eles apresentam suas capacidades para você.
- Responsabilidade: você está colocando parte da sua empresa nas mãos de terceiros. Por isso, para ter tranquilidade no trabalho, é fundamental que a prestadora de serviços se mostre muito responsável.
- Boa comunicação: um bom gestor ainda vai querer saber como está o andamento dos setores terceirizados. Por isso, a prestadora de serviços precisa enviar relatórios e ter uma boa comunicação com sua empresa.
- Tecnologia: uma empresa especializada em um setor específico precisa também ter tecnologias de ponta desse setor. Avalie o que a prestadora de serviços pode oferecer nesse sentido.
- Extras: o que mais a prestadora pode te oferecer? No que ela se diferencia da concorrência? Encontrar uma prestadora que, além do BPO, ofereça consultoria, é uma ótima opção.
Um bom exemplo de prestadora de serviços que você pode contar é a VBPO. Somos especialistas em BPO e nosso nome, inclusive, nasceu dessa modalidade de trabalho terceirizado.
Além do BPO, de Business Process Outsourcing, nossa sigla também tem o V, de “Vision”: uma visão estratégica, moderna e inteligente, com total foco no seu crescimento.
Para isso, contamos com um escritório completo de marketing digital pronto para te ajudar.
Somos especialistas em ajudar empresas de B2B, utilizando os canais digitais para construir reconhecimento, aumentar o engajamento e gerar vendas por meio de três pilares: Estratégia, Conteúdo e Distribuição.
Além disso, temos uma consultoria em gestão e vendas dentro de uma metodologia dinâmica e sólida, com a capacidade de implementar um escopo de sucesso, desenvolvendo inteligência corporativa para engajar a equipe e otimizar os processos internos.
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